Quem Somos

Missão e história

Tendo começado a operar na gestão e exploração de aterros sanitários de associações de municípios, nomeadamente através da recolha e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), a BIOSMART tem vindo a diversificar as suas áreas de atuação, dando assim resposta às necessidades e expectativas dos seus clientes e do País em matéria de proteção ambiental e saúde pública.
Apesar de as atividades divergirem significativamente entre as diferentes empresas em que a BIOSMART , detém participações, a preservação do meio ambiente constitui, transversalmente a todas elas, mais do que uma preocupação ou atividade, uma missão. Nesse âmbito, o trabalho destas empresas complementa-se na medida em que, juntas, pretendem devolver à natureza a sua pureza original, aliando a preservação dos recursos naturais à tecnologia, numa aliança perfeita entre crescimento sustentável e desenvolvimento.

Atualmente, a BIOSMART continua a crescer, nomeadamente através da internacionalização para Angola e Brasil. De forma a garantir este crescimento sustentado, alicerça a sua atividade nos seguintes valores:

  • Rigor nos serviços prestados e nos produtos fornecidos;
  • Solidez das empresas e das parcerias;
  • Inovação dos projetos;
  • Know-how das equipas;
  • Proximidade aos clientes internos e externos;
  • Rapidez na resposta;
  • Sustentabilidade Ambiental;
  • Responsabilidade Social.

 

DEVOLVER À NATUREZA A SUA PUREZA ORIGINAL, ALIANDO-SE A PRESERVAÇÃO DOS NOSSOS RECURSOS NATURAIS À TECNOLOGIA, NUMA ALIANÇA PERFEITA ENTRE O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL E O DESENVOLVIMENTO A LONGO PRAZO.


No entanto para que o projeto BIOSMART chegasse ao seu estado atual, um longo caminho foi percorrido no decorrer do qual o modelo de negócio foi sendo atualizado, numa perspetiva de melhoria contínua. Nesse sentido passa-se de seguida a ilustrar um pouco do percurso percorrido ao longo de mais de uma década.

Em junho de 1998, com o início de atividade do aterro sanitário de Abrantes, surge a Solurbe – Tratamento de Resíduos Sólidos, futura Lena Ambiente S.A. através de alteração da sua denominação social em 2004. Em 2019 esta, por alteração da designação social, transforma-se na atual BIOSMART.  

 Após a experiência inicial no aterro de Abrantes vendido em 2006, é precisamente na área de tratamento de resíduos que a BIOSMART prossegue a sua atividade num primeiro momento, nomeadamente através das seguintes infraestruturas:

  • Maio de 2000 a julho de 2001: Aterro sanitário de Avis e a respetiva Estação de Transferência de Ponte de Sôr, abrangendo um conjunto de cinco municípios (Avis, Alter do Chão, Ponte de Sôr, Fronteira e Sousel);
     
  • Junho de 2000 até à data: Aterro sanitário de Almeirim onde se incluem ainda duas estações de transferência e três ecocentros;
     
  • Outubro de 2002 até à data: Aterro de Resíduos Industriais Banais (RIB) de Leiria, que à data constituía a segunda infraestrutura deste tipo a entrar em atividade no país. Esta infraestrutura integra-se na Lena Ambiente através da participação da Lena Ambiente SGPS na empresa Resilei, SA;
     
  • Abril de 2003 até à data: Aterro de RIB de Castelo Branco, o terceiro da sua classe a nível nacional, cuja responsabilidade de exploração e respetiva gestão é da BIOSMART;
     
  • Janeiro de 2004 até à data: Aterro sanitário de Évora e respetiva estação de triagem, assim como outras quatro estações de triagem, quatro estações de transferência, treze ecocentros e a concessão da recolha seletiva de resíduos.
    A participação da BIOSMART em todas as referidas infraestruturas surge na sequência de um convite da parte da Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), a partir do qual é então criada a empresa intermunicipal (EIM) GESAMB, EIM;
     
  • Janeiro de 2005 até à data: Aterro de resíduos não perigosos de Beja, tendo por objetivo dar resposta à necessidade de encaminhamento deste tipo de resíduos por parte dos produtores do Alentejo e Algarve.
    Também em 2005, as infraestruturas de tratamento de resíduos de Almeirim passam a ser geridas pela Ecolezíria, uma empresa de posicionamento intermunicipal integrada no sistema RESIURB desde 2000 e reforçada em 2005, com a entrada na mesma da BIOSMART e outro parceiro privado;

Áreas de Negócio

Gestão de Resíduos
Aterro RIB Castelo Branco
Aterro RIB Castelo Branco
TMB Gesamb
TMB Gesamb
Aterro RIB Leiria
Aterro RIB Leiria
Aterro RIB Castelo Branco
Aterro RIB Castelo Branco
Aterro RIB Beja
Aterro RIB Beja

A gestão de resíduos constitui uma das áreas de atuação prioritária para a BIOSMART , onde está presente com várias empresas:

  • Ecolezíria, EIM: Empresa intermunicipal integrada no sistema RESIURB que tem a seu cargo o aterro sanitário de Almeirim, duas estações de transferência, três ecocentros, uma unidade de compostagem e produção de CDR, e uma estação de reaproveitamento de biogás.
  • Gesamb, EIM: Empresa intermunicipal que tem a seu cargo a exploração do aterro sanitário intermunicipal do distrito de Évora, assim como de sete ecocentros, quatro estações de transferência, uma unidade de triagem, uma unidade de compostagem e de produção de CDR.
  • SS Bioenergias, Lda.: Tem como principal atividade a valorização de resíduos, nomeadamente os provenientes de sectores como a pecuária, a agricultura e a indústria, fazendo o seu aproveitamento para produção de fertilizantes agrícolas. Opera ainda um parque de armazenamento temporário e compostagem na Figueira da Foz, detendo igualmente investimentos relativos à utilização de lamas em solo agrícola no Alentejo.

A BIOSMART detém igualmente uma participação significativa na empresa NOUVELLE ENVIRONMENTS, SA, uma parceria estratégica através da qual alarga o seu leque de atividades para
áreas como os serviços de limpeza urbana e recolha e transporte de resíduos. A NOUVELLE ENVIRONMENTS detém participações nas empresas:

  • Lena Ambiente II Gestão de Resíduos, SA: Tem a seu cargo os aterros de resíduos industriais não perigosos de Castelo Branco e Beja.
  • Resilei, SA: Participada pela Lena Ambiente II e pela SUMA, tem a seu cargo um aterro de resíduos industriais em Leiria.
  • Treciver, SA: Faz o transporte, acondicionamento e deposição de resíduos principalmente industriais, mas também de urbanos e lamas.
  • Ribtejo, SA: Tem a seu cargo um aterro de resíduos industriais na Chamusca.
  • ECOambiente, SA: Presta serviços de recolha de resíduos, limpeza urbana, limpeza de praias, lavagem de contentores e aluguer operacional de serviços, onde dá suporte também ao nível de recursos humanos e equipamentos.
Águas e Saneamento
ETAR
ETAR
ETAR
ETAR

A área de águas e saneamento é outra aposta da BIOSMART que se desenvolve atualmente através das seguintes empresas:

  • Abrantaqua, SA: Concessionária do serviço de águas residuais e pluviais do município de Abrantes desde 2008. Garante a operação, manutenção e reabilitação de cerca de 260 km de rede de coletores, 40 estações elevatórias e 27 ETAR, bem como a gestão do sistema de codigestão de lamas na ETAR de Abrantes, com valorização de biogás produzido.
  • Cartágua, SA: Concessionária do serviço de águas do município do Cartaxo desde 2010. As principais infraestruturas que caracterizam o sistema de abastecimento são 5 furos de captação, 5 reservatórios elevados, 10 reservatórios apoiados, 3 EE e 200 km de condutas. O de saneamento é composto por mais de 150 km de coletor, 15 EE e 8 ETAR.
Estudos e Projetos
ETAR
ETAR

 

Esta atividade constitui outra vertente desenvolvida pela BIOSMART.

Tirando proveito dos seus quadros técnicos com vasta experiência no sector ambiental, BIOSMART também presta serviços de consultoria e elaboração de projetos em diferentes áreas do Ambiente. 

Serviços Eletromecânicos
Pórtico 500 Kg (exterior)
Pórtico 500 Kg (exterior)Pórtico Elevação de Cargas
Pórtico 1 Ton (interior)
Pórtico 1 Ton (interior)Pórtico Elevação de Cargas
Unidade Desidratação Lamas
Unidade Desidratação LamasUnidade Desidratação Lamas

A BioSmart – Soluções Ambientais, S.A., através da sua área de Serviços Eletromecânicos, presta serviços na área de:

  • Trabalhos de reparação e conservação de Serralharia Mecânica; 
  • Projeto, fabrico e instalação de Pórticos e outros elementos de Elevação de Cargas;
  • Certificação e conformidade legal de Sistemas de Elevação de Cargas;
  • Projeto, fabrico e instalação de Túneis para lavagem e higienização de embalagens; 
  • Projeto e fabrico de Unidades móveis de Desidratação de Lamas (UDL); 
  • Projeto, fabrico e instalação de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR); 
  • Serviços de Manutenção e Reparação Industrial.